10 dicas de produtividade: como aproveitar melhor o seu tempo!

People Skills estão intimamente ligadas à melhor produtividade e ainda resultam em bem estar da pessoa como um todo, não só na vida profissional.

Um dos maiores desafios das empresas, colaboradores, gestores e empreendedores é produtividade. Muitas são as formas de melhorar a performance e conseguir render no máximo do seu potencial, o tempo todo. Para isso, conhecer o funcionamento do seu corpo, do seu cérebro e se organizar é fundamental. Muitas perguntas relacionadas a este tema chegam para nós aqui no Além da Facul e por isso, listamos 10 dicas de produtividade, que irão te direcionar para métodos que podem te ajudar.

Antes de entrar na prática, você sabia que produtividade está muito ligada com as People Skills – que aqui a gente gosta de chamar de People Skills? A Produtividade tem tudo a ver com  a ver com gestão de tempo, que para ser efetiva, demanda habilidade de acuidade sensorial – que consiste em ter percepção mais fina e útil das percepções que temos do mundo. Além desta people skill, ter flexibilidade e boa formulação de objetivo são características fundamentais na hora de se tornar mais produtivo. Confira 10 formas de equilibrar o cotidiano não só na área profissional mas também na sua vida em geral ganhando em qualidade de vida.  

1.Saiba onde quer chegar

Intimamente ligada a boa formulação de objetivo, saber sua meta é a base para conseguir desenhar caminhos certeiros para chegar onde deseja. Definição do que se quer também ajuda a manter o foco e disciplina de concentração. Ao definir metas, você consegue estabelecer um plano de ações e construir uma estratégia com as ações necessárias para atingi-la. Determine um objetivo para que você consiga traçar um plano de ação claro e sem desvios, o que facilitará seu caminho, além de estimular que tenha foco e disciplina.

2.Faça uma lista de prioridades 

Antes de encerrar suas atividades do dia, faça uma lista com as principais tarefas do dia seguinte. No máximo cinco tarefas. Tarefas grandes devem ser divididas em subtarefas, para facilitar a execução e para que visualmente você tenha a sensação de finalizar as coisas. Assim, com essa organização prévia, a execução é agilizada e você usa seu tempo de forma mais eficiente no dia seguinte. Excesso de tarefas não são bons para seu fluxo de produtividade: podem lhe transmitir a sensação de nunca finalizar as funções e acaba que a lista fica mais frustrante que motivante. Esse tema nos leva ao nosso próximo tópico.

3.Objetivos Tangíveis

Nada de missões megalomaníacas. Com objetivos possíveis de atingir, a sensação de conquista dá mais energia para prosseguir. Um passo por vez, chegando em um objetivo, você traça outro e assim por diante. Se o objetivo estiver muito complexo de resolver, quebre-o em pedaços para deixá-lo mais fácil de alcançar. Caso note que é inviável, use sua flexibilidade para modificá-lo de forma que ele se torne tangível. No próximo passo, defina uma outra meta que fará chegar mais perto do que desejava inicialmente. Ao dividir o objetivo em etapas, as conquistas acontecem e fortalecem para a sequência dos novos objetivos a serem alcançados. Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira de Volei fala sobre esse aspecto em sua entrevista para o Alem da Facul no MBA Fora de Hora.

4.Saber o seu limite

Se você já aplicou aquela regrinha de olhar para você e se conhecer, vai saber responder com facilidade esta pergunta: você é mais matutino ou vespertino? Em qual período do dia você tem mais ideias fluindo? Alguns profissionais com mais flexibilidade produzem mais em outros horários: à noite, de madrugada. Enfim, qualquer que seja o seu caso: use o período que você tem mais energia para fazer as tarefas mais complexas, que exigirão mais de você – até mesmo as mais chatas. As mais rotineiras, que você faz com mais facilidade e que mais gosta podem ser feitas em momentos que a sua energia não está tão elevada, pois serão bem realizadas.

5.Controle seu tempo de trabalho e descanse

É importante equilibrar o tempo de execução das tarefas – de trabalho, lazer e sono. Quando você perceber que não está sendo produtivo, pare. Dê um tempo e descanse por um momento, cinco minutos que sejam. Você voltará mais produtivo renovado. Embora em alguns momentos, o trabalho ou a vida pessoal demandem mais atenção da nossa parte, é importante equilibrar os momentos. Tempo para  dormir e ter atividades pessoais são fundamentais para que profissionalmente você seja bem sucedido. Realização profissional também envolve equilíbrio com a vida pessoal e saúde em dia. 

Corporate business desktop with laptop, office accessories and a clock: business productivity and deadlines concept

6. Desabilite as notificações do seu celular

Pode parecer que não atrapalha em nada parar um minuto para ver rapidamente uma mensagem no celular. Acredite: nunca é um minuto, a distração é certa e longa, corta seu raciocínio e tira seu foco. Vamos convidá-lo a fazer um teste: veja no gestor de atividades do seu celular quanto tempo você gasta por dia ou por semana nas redes sociais. Você vai se surpreender. Manter as mensagens inativas fará você manter a concentração e entregará suas tarefas muito mais rápido. Sem interrupções, você finaliza seu trabalho mais rápido e terá uma grande sensação de satisfação no fim do dia.  No seu tempo de descanso, você checa as mensagens das redes sociais, combinado?

7. Gerencie o seu tempo nas redes sociais por meio de Apps 

Se você não conseguiu medir o tempo de uso das redes no seu celular, existem algumas ferramentas que controlam o tempo em redes sociais – principalmente para a turma que trabalha com isso, essas ferramentas são fundamentais. Elas vão te ajudar a medir e controlar o tempo que você passa nessas redes – seja profissionalmente ou pessoalmente. Mesmo que seu trabalho envolva uso de redes sociais ou mesmo o uso de celular, esses aplicativos conseguem bloquear os demais enquanto você está trabalhando.Veja mais dicas neste post., é importante gerenciar o tempo dispendido com elas, uma vez que a dispersão nesse meio é muito fácil.

8. Defina horários para ler emails

Embora pareça fácil gerenciar os emails e as demais tarefas, procure determinar um horário para ler os emails. Assim, você foca nas demais tarefas e ao ler os emais mantém sua atenção nisso, sem se dispersar. Assim como as redes sociais, quem trabalha com alto volume de emails e também faz outras coisas, se não delimitar tempo para cada tarefa, acaba se perdendo e não termina as demais atividades. Assim, mesmo que tenha produzido muito, a sensação no fim do dia é fica sendo a de que você ficou disperso lendo e respondendo emails sem dar continuidade nas suas demais tarefas. Por isso a dica é: defina um horário para ler emails. Se necessário, altere o tempo necessário para essa tarefa e sinta o efeito desse ajuste no seu cotidiano.

9. Gerencie seu tempo por apps

Controle seu tempo de execução das tarefas por aplicativos. Uma série de ferramentas gratuitas estão disponíveis na internet – há algumas pagas também. Vale até o bom e velho excel – uma planilha de gestão de tarefas já resolve. Google agenda, trello, time camp, são alguns exemplos também. Você pode conferir a avaliação da nossa equipe sobre esses aplicativos nesta matéria. Algumas pessoas questionam que medir o tempo das tarefas é desgastante, uma tarefa chata, exaustiva. Contudo, sugerimos que meça o tempo que leva em cada tarefa. Essa mensuração fará você conhecer como você funciona ao realizar cada uma das tarefas, de forma que possa controlar seu desempenho. Assim, será possível, inclusive, melhorar sua performance.

10. Felicidade gera lucratividade

Pergunta de um milhão de dólares: você faz o que gosta? Você está feliz desempenhando o seu trabalho? Ao ter propósito profissional, conseguimos dedicar o melhor que temos para às funções, dando a energia necessária para a realização das tarefas. E um detalhe importante: dar o melhor de si não é passar o dia só trabalhando. É ter foco total no momento de realização das tarefas. E manter o equilíbrio fará bem à sua saúde e a você como pessoa.  Essas dicas foram baseadas no conteúdo da Santè, disponíveis neste vídeo. 

Sugerimos que teste as dicas e veja qual delas se aplica mais para você em sua rotina.

Aproveita e confere o vídeo que fizemos pro nosso canal no YouTube que fala exatamente sobre esse tema!

http://www.youtube.com/alemdafacul

Deixe uma resposta