Cinco filmes sobre empreendedorismo que você não pode deixar de assistir

Que tal unir o útil ao agradável e aproveitar o final de semana com um filme que também traz algum aprendizado de empreendedorismo? Veja algumas dicas

Trouxemos dicas de diversão associada a empreendedorismo. Assim, você pode tirar proveito de um tempo livre com sua família e amigos, e ainda adquirir um pouco de conhecimento e experiência, que tal? Vamos às nossas sugestões:

Créditos: Envato / Maxxyustas

1. JOY: o nome do sucesso

O filme conta a história de Joy Mogano, a inventora do MOP, um esfregão que limpa sem esforço. No filme, é mostrada sua vida desde a infância, onde a inovação e a inventividade se faziam muito presentes na vida da moça, até a ideia do produto que alavancou sua vida. Joy, vivida por Jennifer Lawrence, ela costuma se basear na necessidade das pessoas para inventar soluções. Acredita em sua ideia e persistentemente, se capacita e busca o sucesso até obtê-lo – mesmo em meio a sua vida pessoal caótica.

Como mostramos no dia de empreendedorismo com Alvaro Schocair, founder e idelaizador do Além da Facul e da Link School of Business, não existem condições de ideais de temperatura e pressão para fazer seu negócio acontecer. “  Se você for esperar estabilidade financeira, um momento que você não esteja trabalhando ou tranquilidade no seu relacionamento para empreender, você vai esperar a vida toda para isso”, conclui. Essa palestra está disponível no Além da Facul +

Podemos nos basear em Joy e tirar lições como inovação e capacitação como exemplos a serem seguidos.

2. Fome de Poder

A história da Rede Mc Donalds, que mostra como Ray Kroc, um vendedor de Ilinoism, EUA, estruturou uma marca gigante no ramo alimentício após adquirir uma parte dos negócios de uma lanchonete de dois irmãos, Maurice e Richard Mac Mc Donalds, que apresentava uma movimentação fora do comum. 

O filme, que tem o empreendedorismo como fio condutor, mostra a necessidade de ter coragem, aproveitar ao máximo as ideias inovadoras. Fala também da necessidade de se cercar de pessoas capacitadas e pedir ajuda, ser persistente, estar preparado para fazer sacrifícios. Aprendemos com ele também que idade nada mais é que um número – Ray Kroc tinha 50 anos ao iniciar a empreitada. Vale a rodada de netflix e pedir um big mac com fritas  pelo celular para acompanhar o programa.

3. Walt Antes de Mickey

Imaginar que todo mundo falou para ele que um rato não faria sucesso e ele construiu o império da fantasia. Quem nunca pensou em Walt Disney como referência em algum aspecto de empreendedorismo? Esse filme conta sua tortuosa trajetória, mostrando a importância de um bom time na jornada ao seu lado, ter um plano de ação, acreditar nele e acionar, não desistir, confiar na sua intuição e ter diferenciais. É uma bela injeção de motivação para acreditar nos seus sonhos.

4. À Procura da Felicidade

Mais um baseado em  fatos reais, conta a história de Chris Gardner,  interpretado por Will Smith, que em um momento da vida que tem dificuldades financeiras, é abandonado por sua mulher e tem um filho pequeno para cuidar. Para deixar a situação ainda mais complicada, ele é despejado, precisa viver em abrigos e consegue um estágio não remunerado – que pode mudar a sua vida, mas exigirá um tremendo esforço.

Esse filme é de 2009 e além das lágrimas pelo teor emotivo do filme, traz exemplos importantes de automotivação, enfrentar as adversidades. Manter o foco, ser produtivo e inovador, fazer sempre o seu melhor, correr riscos e acima de tudo acreditar em você são formas de se obter sucesso. Embora não exista receita de bolo nem fórmulas mágicas, seguir alguns exemplos pode ajudar bastante na hora de empreender.

5. A Rede Social

O filme conta a história de criação do Facebook e as desventuras de Mark Zuckerberg, estudante de Harvard e gênio da computação que não tinha amigos e inventou um jeito de ligar pessoas do Campus – que cresceu um pouco mais do que previa seu criador. O filme mostra não só a trajetória até o sucesso como os percalços jurídicos. 

Paixão pelo que faz, associação a equipe complementar e competente, busca constante por inovação, entendimento de que o cenário muda e mudar junto são algumas lições apreendidas neste filme.

E então? Topa uma sessão pipoca? Reúna boa companhia, prepare a pipoca e boa aula! Opa, diversão!

Por Samantha Costa Ramos

5 comentários em “Cinco filmes sobre empreendedorismo que você não pode deixar de assistir

  1. Muito bacana! Obrigado pelas dicas amigos.

    O filme 3 seria qual?

    Bom, se passou batido, também gostaria de contribuir com sugestões minhas: Moneyball, para a importância de dados e resultados. Jogo da Imitação, para trabalho em equipe. O Poderoso Chefão, clássico para estratégia. E uma série: Peaky Blinders, gestão de pessoas e administração de conflitos e interesses.

    Valeu!

    1. Estamos atualizando a lista com 3º item, obrigado pelo feedback. Ótimas sugestões Olívio, principalmente Moneyball que é um FILMAÇO para todo empreendedor. Já acatamos suas sugestões para uma futura segunda lista. Abraços!

Deixe uma resposta

Antes de prosseguir, você aceita receber informações no seu email?

Saiba mais sobre as políticas de privacidade clicando aqui.

is_page (https://alemdafacul.com/adf-jdl/)